Ciência com Impacto Podcast

Podcast T2E3: Alexandre Quintanilha - O Cientista Cidadão

December 22, 2020 Ciência Com Impacto Season 2 Episode 3
Ciência com Impacto Podcast
Podcast T2E3: Alexandre Quintanilha - O Cientista Cidadão
Show Notes

Ciência e Cidadania. Duas palavras que andam a par durante toda a obra, toda a vida, de Alexandre Quintanilha. Os seus contributos para a Ciência são imensos e diversos. Vão desde a Física Teórica e o estudo dos supercondutores até à Biofísica e às investigações sobre membranas biológicas e eritrócitos.

Ao longo da sua carreira científica, dividida entre Joanesburgo, Califórnia e Porto, Alexandre Quintanilha deixou obra feita. Como o Instituto de Biologia Molecular e Celular e o i3s – Instituto de Investigação e Inovação – ambos ligados à Universidade do Porto. 

Mas o seu contributo como cidadão não foi menor. Há 20 anos foi o presidente da comissão encarregue de elaborar e propor uma lei para o combate à toxicodependência – que foi aprovada e se revelou um sucesso, tornando-se um caso de estudo em todo o mundo. Recentemente, o investigador aceitou outro desafio: foi eleito deputado à Assembleia da República e, nos últimos cinco anos, tem-se dedicado às questões da Educação e da Ciência, com particular destaque para o tema da emergência climática. 

Uma conversa a não perder.