Ciência com Impacto Podcast

Podcast T2E7: Os Mistérios de Vénus

January 26, 2021 Ciência Com Impacto Season 2 Episode 7
Ciência com Impacto Podcast
Podcast T2E7: Os Mistérios de Vénus
Show Notes

Conhecer Vénus, o gêmeo “diabólico” da Terra, tem sido o desafio de carreira de Pedro Machado, investigador do IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e um dos mais prestigiados astrofísicos portugueses. 

Descobrir os segredos dos ventos que percorrem a atmosfera de Vénus e, mais recentemente, confirmar a existência de vestígios de fosfina – que podem indiciar vida microscópia - são algumas das suas prioridades. Além, claro, de continuar a dedicar-se ao estudo dos exoplanetas, na missão espacial Ariel.

Pedro Machado está, igualmente, envolvido no projeto europeu de criação de uma base permanente na Lua. E acredita que esse será o primeiro passo uma aventura espacial ainda mais ousada: o estabelecimento de equipas científicas em Marte.

Para Pedro Machado, continua a ser uma incógnita saber se estamos sozinhos no Universo. Mas o investigador tem uma certeza: se fizermos tudo aquilo que se impõe na preservação do nosso planeta azul, então certamente que – um dia – a vida brotará noutros planetas. Levados por naves humanas.

Uma conversa a não perder.