Ciência com Impacto Podcast

Podcast T2E9: Nuno Queiroz - Em Defesa dos Tubarões

February 09, 2021 Ciência Com Impacto Season 2 Episode 9
Ciência com Impacto Podcast
Podcast T2E9: Nuno Queiroz - Em Defesa dos Tubarões
Show Notes

Nuno Queiroz foi um dos muitos investigadores que assinaram uma carta aberta à Comissão Europeia alertando para o risco de extinção do anequim, por causa da sobrepesca. Apesar da inação das autoridades políticas de Bruxelas, o investigador do CIBIO acredita que ainda é possível salvar da extinção esta rara espécie de tubarão.

Mas o anequim não é a única espécie de tubarão que está em risco. O mesmo sucede, por exemplo, com o tubarão-azul. O problema é que as artes de pesca ao atum e ao espadarte são indiferenciadas e matam tudo o que cai nas linhas dos palangres – que chegam a ter milhares de anzóis e estendem-se por quilómetros. Para agravar a situação, a procura de barbatanas de tubarão para o mercado chinês faz com que todo o resto da carcaça do animal seja lançada à água. 

Nuno Queiroz tem estudado o impacto que as alterações climáticas estão a ter no oceano e de que forma é que o aquecimento das águas, o aumento da acidez ou a diminuição de oxigénio está a afetar os predadores e os superpredadores. 

Uma conversa a não perder.